terça-feira, abril 08, 2008

A Teoria da Viagem no Tempo

Início do século 19: O Black Rock era um navio de escravos cruzando o Pacífico e transportava uma grande quantidade de minerais metálicos que eram altamente reativos à forças do magnetismo. Inesperadamente, o navio acaba chegando à ilha de Lost. Lá, por causa das propriedade magnéticas singulares, os materiais magnéticos do navio 'reagem' com as forças magnéticas da Ilha e o navio é literalmente atraído para o lugar. Por ter altos níveis de magnetismo, o navio cria um buraco na bolha invisível que cerca a ilha - esse buraco fica na coordenada "325", ou simplesmente aquela "coordenada/localização especial" pela qual o time de Daniel Faraday passa para chegar à ilha. Quando chega à ilha, os líderes a bordo do navio, incluindo Alvar Hanso, começam a estudar os aspectos magnéticos da ilha e seus descendentes acabam formando a iniciativa DHARMA no final do século 20.



Anos 60: A iniciativa DHARMA é criada para melhorar a humanidade. O que inicialmente começou como uma simples iniciativa de pesquisa se transformou em um grande projeto que foi designado a testar o destino. Em algum ponto durante os estudos da DHARMA, alguém conseguiu tirar vantagens das propriedades magnéticas da ilha para distorcer o tempo e o espaço, criando assim uma máquina do tempo. Essa máquina não é um Delorian com um capacitor de fluxo. Ela é na verdade, muito mais simples. Digamos que a DHARMA criou uma máquina do tempo, e a ativou em 1960, então, depois de 1 ano em funcionamento, alguém decidiu introduzir a máquina em 1961. Eles só podem voltar no tempo, e só podem voltar 1 ano antes (1960, quando a máquina começou a 'funcionar'). Além disso, uma vez que você volta no tempo você fica PRESO no passado. Você não pode voltar para 1961, porque agora você EXISTE no passado. E para completar essa história, digamos que você contraiu uma doença mortal em 1965, mas voltou para 1960, antes de desenvolver essa doença, portanto você não a teria quando voltasse no tempo.



Nos estágios iniciais de testes da máquina do tempo, a DHARMA decidiu fazer testes com animais (digamos, que fossem ursos polares) para evitar criar qualquer catástrofe temporal ou paradoxo. A primeira iniciativa de testar a máquina foi feita para verificar se eles poderiam extender a vida do animal. Eles enviaram um urso polar de volta ao passado, poucos anos antes, e então mudaram seu habitat para ver se ele sobreviveria. A DHARMA usou o mesmo tipo de mecanismo para trabalhar com o urso polare que Charlotte encontrou. A DHARMA percebeu que ao serem enviados de volta no tempo, eles podiam sobreviver fora da ilha e até em locais remotos e de climas extremos (como no deserto), tornando-os assim quase imortais. Percebendo o poder dessa máquina do tempo, os líderes da DHARMA optam por manter o conhecimento sobre ela limitado. Por isso, muitos dos experimentos da ilha são apenas fachada para esconder a "verdadeira"pesquisa por trás da iniciativa DHARMA.



Pouco depois das experiências com os ursos polares, a DHARMA começou a mandar pessoas de volta no tempo. Ao longo de alguns anos pesquisando a máquina do tempo, a DHARMA ficou curiosa para ver se a máquina permitiria que as pessoas alterassem o curso da história. E assim, para descobrir se uma pessoa pode "mudar um futuro que já está escrito," a DHARMA começa a dar pequenas missões aos seus viajantes do tempo para alterar o curso da história. Infelizmente, esses viajantes não conseguiam fazer nada que alterasse permanentemente o futuro que já estava estabelecido.



Agora, ficando desesperados para provar que existe algum benefício na máquina, os líderes da DHARMA encontram um grupo dentro da própria iniciativa para involuntariamente transformarem-se em 'cobaias' do próximo experimento envolvendo viagem no tempo. O objetivo: será que ao enviar alguém ao passado essa pessoa seria permanentemente curada de um vírus mortal? Sem prévio aviso, a DHARMA libera um vírus na área da ilha que infecta várias daquelas 'cobaias' e em seguida diz que pode curar a doença usando um dispositivo especial que seria a máquina. Isso no entanto, não fica óbvio para aqueles como objetos de teste - eles apenas querem ficar curados e pensam na máquina como um tipo de complexo de vacinação. Como o destino poderia prever, as 'cobaias' voltam no tempo e são curadas do vírus apenas para serem mortas mais tarde pelo monstro de fumaça que seria o recurso físico de correção do curso do tempo. A DHARMA, vendo esse monstro de fumaça pela primeira vez, fica agora oficialmente temerosa que a máquina do tempo acabe não servindo para nada. A única coisa que a DHARMA consegue com isso é irritar uma parte de seus colaboradores. As cobaias que não foram originalmente infectadas pelo vírus acabam se rebelando e formando uma facção da iniciativa DHARMA e mais tarde ficam conhecidos por nós como os Outros/hostis e Richard Alpert e Jacob fazem parte do grupo.



1970 - 1985: A mãe de Ben é recrutada pela Dharma para ir à Ilha e trabalhar nessa máquina do tempo. Depois de vários anos testando a máquina, ela também acaba desistindo de comprovar as habilidades da máquina. Ela também encontrou Richard, o líder dos Outros, e ele diz a ela sobre o terrível experimento que a DHARMA fez com seu pessoal, resultando na morte de vários dos seus amigos. A mãe de Ben rapidamente passa a odiar a DHARMA por conta da moral que eles estavam dispostos a ignorar em nome da ciência. Ela considera que é seu destino derrubar a DHARMA por causa da dor que eles causaram a inocentes e para isso decide matar dois pássaros com uma pedra: em vez de deixar a ilha e provavelmente irritar a DHARMA com sua partida, ela decide usar a máquina do tempo para voltar ao ponto em que chegou à ilha. Dessa forma, iria parecer para o mundo exterior que ela nunca foi para a ilha. Ela está voltando no tempo para reviver os 15 anos de sua vida que ela perdeu enquanto trabalhava na ilha.

1970: A mãe de Ben viajou aproximandamente 15 anos para o passado onde vive em Oregon. Ela conhece um homem, se casa e fica grávida. Contudo ela não tinha filho no futuro alternativo que ela viveu na ilha e infelizmente para ela, a DHARMA ainda não havia descoberto aquelas conexões entre as mães que morrem e a viagem no tempo. (Lembra de quando a Juliet viu o raio x de uma mulher de apenas 26 anos, mas que tinha um útero de uma mulher de 70? Aparentemente, um efeito colateral da viagem no tempo é que o útero sempre vai envelhecer mesmo que o corpo não siga o mesmo processo).

Quando chega o momento da mãe de Ben dar a luz, ela morre. A razão de sua morte é que a linha do tempo estava efetuando uma correção para susbstituí-la por Ben. De certa forma, Ben é a representação física dela e foi criado para cumprir o legado dela como a funcionária descontente da DHARMA que daria fim à organização. É papel de Ben descobrir como trabalhar em torno do destino e achar uma forma de fazer a máquina do tempo funcionar sem usar os métodos da DHARMA.



1980: Não muito tempo depois da morte da mãe de Ben, Horace, um amigo da família, recomenda que eles viajem à ilha. Horace provavelmente já era filiado à DHARMA e foi enviado para investigar a mãe de Ben. Depois de descobrir que ela morrera, ele envia o marido dela e Ben para a ilha para que a DHARMA pudesse conter um potencial problema. Quando Ben e seu pai chegam à ilha, descobrimos que o pai de ben era um mero peão da DHARMA. Ben era o real interesse deles. Era o legado de Ben cmprir o legado de sua mãe. Ben, infelizmente, não sabe disso quando chega. Ele quer apenas aproveitar e evitar aborrecimentos com seu pai.



1981: Passado um certo período na ilha, Ben ouve e vê sua mãe falecida fora da casa na ilha! A razão disso é porque em um 'futuro alternativo,' ela estava viva e trabalhando nessa ilha da DHARMA. Ela aparece 'meio' morta para ele porque seu espírito morto precisa "ajudar Ben a entender seu destino" para que ele pudesse levar adiante o seu legado. Sendo assim, o espírito dela é a forma encontrada pela linha do tempo para corrigir o futuro.

Pouco depois de ver sua mãe morta, ele vê Richard alpert na floresta que diz a ele, "você não está pronto." Richard é um viajante do tempo e odeia a DHARMA. Quando Ben o encontra pela primeira vez na floresta, Richard tinha viajado de volta no tempo vindo de 2007. Sendo assim, enquanto Richard trabalha com Ben, ele não envelhece. Por que Richard volta no tempo para contatar Ben? Para recrutá-lo. Richard conhecia a mãe de Ben na linha do tempo alternativa, portanto ele sabe que Ben é uma encarnação de sua mãe e que ele é algum tipo de prodígio na ilha. Dali em diante, Richard e Ben passam os anos que viriam planejando como iriam derrubar a DHARMA e usar a máquina do tempo para testes que não envolveriam a morte de pessoas.



1988: A equipe de Rousseau era uma força de oposição à DHARMA. Eles não eram filiados aos Outros, contudo, eles estava indo à ilha para investigar 'práticas suspeitas' por parte da DHARMA - práticas que seriam a liberação de vírus afetando os habitantes da ilha. Infelizmente, nesse ponto do tempo, os Outros e Ben ainda não haviam concebido o plano para derrubar a DHARMA. Contudo, eles não queria expor crianças aos experimentos da DHARMA e sequestram o bebê de Rousseau que grava um pedido de socorro que fica sendo emitido por anos na ilha, mas que era bloqueado pela estação Looking Glass.



1981-2007: Ben cresce, e do período que compreende seus 10 anos até os 37, estabelece com Richard e Jacob o plano final para derrubar a DHARMA, a purgação. No meio tempo, a DHARMA continua a testar outras características da ilha para descobrir se poderiam tirar vantagem da máquina para algum outro propósito e acaba descobrindo a anomalia magnética na ilha via estação Cisne. Essa anomalia magnética é uma bolha que circunda toda a ilha. Infelizmente, a DHARMA só faz alguns testes básicos dessa anomalia já que eles realmente não sabem como usá-la para alguma coisa. Nesse período, tanto os Outros quanto a DHARMA estão tentando aprender como podem tirar vantagem da máquina do tempo "para o bem maior."

Durante os testes dessa máquina do tempo, a DHARMA e os Outros fazem as seguintes descobertas sobre viagem no tempo. Note que não há uma definição específica sobre a viagem no tempo que se aplique à série - a viagem no tempo é simplesmente usada como um conceito na série, e as coisas estranhas que vemos são tipicamente o jeito do destino de corrigir o curso para preservar algo que deve acontecer no futuro.

1. Quando alguém entra na máquina do tempo, só pode voltar no tempo e só para um período em que a máquina já existe.

2. Quando você volta no tempo, você não envelhece. Por exemplo, se você tem 50 anos e volta 10 anos no tempo, você NÃO fica com o corpo de 40. Contudo, enquanto você revive 10 anos de sua vida, seu corpo não envelhecerá até você chegar ao período em que você entrou na máquina.

3. Quando você volta no tempo, você ainda vai ter seu corte de cabelo, tatuagens e memória. Contudo, digamos que você estava paraplégico; o destino precisaria fazer alguma coisa para corrigir o curso para que você fosse capaz de desempenhar seu papel. Sendo assim, a viagem n otempo pode TEMPORARIAMENTE curar qualquer problema físico que você tenha antes de entrar na máquina do tempo. Contudo, o destino ainda acabará encontrando um jeito de torná-lo paraplégico quando você alcançar o tempo presente. Digamos que na primeira vez que você ficou paraplégico, foi porque você foi jogado de uma janela. Mas como o universo tem um jeito 'engraçado' de corrigir o curso das coisas, você pode acabar atingido por um carro na segunda vez.

4. Quando você volta no tempo, só pode "mudar" coisas que não tem impacto no seu destino. Em outras palavras, se você foi à igreja em uma data específica no passado, e então voltou no tempo, você não necessariamente vai à igreja na sua nova linha do tempo. Contudo, se você mudou uma crença por ter ido à igreja na primeira vez, "o destino encontraria um jeito de influenciá-lo nessa crença." Talvez você pudesse ter uma experiência de quase morte, ou talvez uma pessoa misteriosa pudesse reconhecê-lo em uma joalheria e dizer que você precisa mudar suas crenças... ou, talvez o destino apenas matasse você já que não conseguiria modificar sua crença.

5. Se você volta no tempo e morre, você não está totalmente morto porque já existiu uma variação do universo onde você estava vivo no futuro. Sendo assim, você se torna "meio morto" até que o tempo encontre um substituto. Em outras palavras, sua presença pode ser conhecida por algumas pessoas mas não por outras. Sua presença só seria conhecida quando você tivesse que causar um impacto para o destino.

6. Se você nunca teve um filho, você não pode voltar no tempo e ter um. O destino não permite que uma nova entidade exista no passado onde originalmente nunca existiu. Por isso o destino tem que matar a mãe, o bebê ou ambos para corrigir o curso. Ao menos que o destino decida usar o bebê ou a mãe para substituir alguém na linha do tempo.

7. Basicamente, as "regras da máquina do tempo" não são geridas por qualquer definição física de viagem no tempo. As "regras," se você quiser chamar assim, são geridas sobre como o DESTINO decide preservar a linha do tempo. Por isso, se for necessário que você faça algo importante em uma linha futura do tempo, o destino vai encontrar qualquer forma possível para preservar a linha do tempo - já vimos fantasmaas e monstro de fumaça em Lost. Portanto de acordo com a definição de viagem no tempo da série, o destino realmente "tem um jeito divertido de corrigir o curso."



2007: Motivados pela raiva, Ben, Richard e Jacob encontram uma forma de sequestrar a máquina do tempo e voltam para o ano de 1996 para exterminar toda a DHARMA na ilha (a purgação). Note que na linha do tempo original de Ben desde seu nascimento até 2007, o Oceanic 815 não caiu na ilha e Ben não desenvolveu um câncer. O fato que Ben, Richard e alguns outros viveram até o ano de 2007 dá a eles alguns dons singulares: eles sabem que vão permanecer vivos até 2007, não importa o que aconteça (ao menos que o destino julgue a existência deles desnecessária para preservar a existência deles na linha original do tempo). Essa é uma das razões para Ben conseguir sobreviver ao longo da guerra que ocorrerá na ilha na 4ª temporada e porque ele aguenta apanhar dos losties em quase todos os episódios.

1996 (nova linha do tempo na ilha): Ao voltar no tempo e perceber que existem diversos membros da DHARMA em outras partes do mundo (o pai de Penny), os Outros precisam rapidamente pensar em algo que impeça a DHARMA de chegar à ilha. Dessa forma, Ben descobre um jeito de colocar a ilha em um "laço do tempo." http://pt.wikipedia.org/wiki/Time_loop Esse lanço do tempo manterá a ilha presa ao passado (no ano de 1996) impedindo assim que membros externos da DHARMA cheguem ao lugar. Depois de dar início ao laço do tempo, Ben e Richard reunem os nativos remanescentes e com eles formam o grupo conhecido como os Outros.

Para criar esse "laço do tempo," Ben e Richard tiram a máquina do tempo da estação Flecha e a transferem para a estação Cisne. Com ajuda do conhecimento de engenharia de Mikhail, eles escondem a máquina atrás de grossas paredes cimentadas na Cisne. Em adição, Mikhail consegue sincronizar a máquina do tempo à anomalia magnética que circunda a ilha - dando aos Outros a habilidade de enviar toda a ilha de volta no tempo! Então eles armam um sistema de computador que exige que o botão seja pressionado a cada intervalo de 108 minutos; contudo esse procedimento na verdade ativa a máquina do tempo a cada 108 minutos. Então, por vários anos, a DHARMA foi capaz de suprimir a passagem de tempo na ilha 'resetando' a máquina a cada 108 minutos. Infelizmente, um dos efeitos colaterais disso é que o tempo na ilha fica preso dentro da bolha magnética e assim o tempo no resto do mundo ainda segue seu curso. Por isso, o tempo na ilha permanece em 1996, enquanto o tempo do mundo exterior alcança 2004 na época do acidente. A única forma de atravessar o tempo da ilha e o do mundo exterior seria usando a coordenada 'especial,' que é mencionada na 4ª temporada. Note que na 3ª temporada, Ben faz o seguinte comentário a Richard, "Lembra quando costumávamos comemorar aniversários?" Bem, não haveria motivos para comemorar aniversários se os Outros estão repetindo o tempo a cada 108 minutos e por isso não envelhecem.



1996-1996 (8 anos passaram na ilha): Enquanto o tempo permanece constante na ilha, os Outros, agora invisíveis ao mundo exterior, conseguem continuar os testes em viagem no tempo. Os Outros querem começar um "novo mundo" na ilha. Eles querem manter a ilha no laço temporal para sempre. Eles acreditam que com o tempo paralizado na ilha, as regras do destino não se aplicam. Mas, qual é o único problema? Com o tempo suspenso e o fato de que o destino sempre mata mães e bebês, os Outros precisam encontrar um jeito de procriar na ilha. Por isso eles recrutam Juliet para explorar o problema. Eles também acabam encontrando um oficial militar para ficar pressionando o botão, fazendo-o pensar que ele estava salvando o mundo. Enquanto isso, o resto dos nativos vivem sem envelhecer (incluindo aí Richard, Ben e todos os outros).

E por estar escondida do mundo exterior, Ben e Richard precisam tomar cuidado ao deixar as pessoas sair e voltar para a ilha. Além disso, a única forma de sair dali é através da 'coordenada especial' que [o navio] Black Rock criou um século antes. Se a saída não ocorrer através daquela coordenada, pode se acabar saindo no ano em que a ilha existe, o que seria em algum ponto do passado exigindo assim que fosse encontrada uma "constante" entre o tempo da ilha e o do mundo exterior para sobreviver. Associado a isso, se você estava tentando entrar na ilha vindo do futuro para o tempo passado da ilha (assumindo que aquela coordenada especial não fosse usada), então sua mente ficaria 'presa' entre o tempo da ilha e do mundo exterior, também exigindo que você encontrasse uma constante.

Jacob também é um viajante do tempo assim como Richard e Ben; contudo, não o vimos em seu estado 'vivo.' Em algum ponto depois que Jacob voltou no tempo com Richard e Ben para começar o laço do tempo, Jacob morre. No entanto, uma vez que ele viveu em um linha do tempo anterior na ilha até o ano 2007, seu 'espírito' é capaz de permanecer vivo para se comunicar com Ben e Richard.



1996-2004 (Tempo fora da ilha): Enquanto a ilha está presa no ano de 1996, as vidas de todos os personagens principais de Lost acontecem via flashbacks. Vemos o início de suas histórias a partir de sua segunda iteração através do tempo. Tenha em mente que quando Ben, Richard e Jacob viveram em sua primeira linha do tempo até o ano 2007, o avião não caiu. Os flashbacks dos losties que vimos nas 3 primeiras temporadas acontecem no laço do tempo da ilha (ou na segunda iteração dos Outros através do tempo) e os flashbacks são designados para mostrar como o destino mudou as vidas dos losties para levá-los à ilha.

Por exemplo, na linha temporal original do Jack, seu pai era perfeitamente normal e não acabou morto na Australia; Contudo, quando Ben voltou no tempo, o destino criou uma série de eventos na linha temporal de Jack que acabou levando-o à ilha. O mesmo se aplica para todos os outros losties.

1996 (no tempo da ilha e +/- 2001 fora dela): Richard e Ethan deixam a ilha pela coordenada especial, cerca de 5 anos no laço do tempo para executar uma missão de recrutamento. Eles encontram Juliet e enxergam nela a chance de explorar o problema da gravidez na ilha. Ela é genuinamente uma boa pessoa e fará qualquer coisa para ajudar sua irmã. Contudo, ela não tem conhecimento do laço do tempo que ocorre na ilha e que Ben usa isso para mantê-la na ilha. Já que Ben era do futuro, ele sabia que o marido de Juliet seria atingido por um ônibus em uma determinada data e então estrategicamente armou a visita de Ben e Ethan para ocorrer poucos dias antes daquele acidente, sabendo que isso seria um argumento a mais para levá-la para a ilha. Além disso, Ben sabia que a irmã de Juliet seria curada de seu câncer e que teria um filho. Por isso Ben foi tão persistente no fato de que se Juliet fosse para a ilha, eles poderiam curar o câncer de sua irmã, e por isso ele não é um mentiroso. Ele sabe de sua linha temporada anterior o que irá acontecer e manipula as coisas baseado em seu conhecimento.



1996 (no tempo da ilha e +/- 2001 fora dela): Widmore, uma terceira parte que tem obsessão com a DHARMA, adquire um diário do navio Black Rock durante um leilão. O diário o deu as coordenadas pelas quais o navio navegou para chegar à ilha. Widmore contrata o marido de Libby para ser o primeiro "objeto de testes" que tenta chegar à ilha. Ele dá ao marido de Libby um barco com coordenadas pré-programadas - isso acabará dando a ele a passagem para a ilha, através da barreira temporal. Contudo, o marido de Libby inexperadamente morre e ela entrega o barco para Desmond. É incerto se Widmore enviou ou não Desmond intencionalmente para a ilha apenas para se livrar dele, ou se isso é uma total coincidência que o barco acabe nas mãos de Desmond.



2004 (Tempo fora da ilha): O vôo Oceanic 815 cai na ilha porque Desmond não apertou o botão para resetar o tempo da ilha 108 minutos para trás. Ao não apertar o botão, a máquina do tempo fica temporariamente impedida de controlar a bolha magnética, criando uma abertura sobre a ilha no exato momento em que o vôo Oceanic 815 sobreoava o lugar - 8 anos no laço temporal da ilha, e em 2004 fora da ilha. E mais, ao passar pelo campo magnético a fuselagem do avião se parte em função da força despendida. Nós, então, ficamos com 2 grandes questões em aberto: Foi pura coincidência que o avião caiu na ilha levando Locke a não apertar o botão OU a DHARMA de alguma forma armou o acidente para ocorrer no exato segundo que o avião sobrevoou sobre a ilha, sabendo que aquele grupo específico de pessoas tiraria a ilha do laço temporal? Isso, meus amigos, nos leva de volta ao tema de Lost - o destino causou o acidente, ou a DHARMA arranjou certos personagens para levarem nossos heróis para a ilha... OU isso foi uma mistura dos dois (destino e trabalho da DHARMA)?

Depois que o avião caiu, nossos heróis agora existem no ano de 1996 na ilha, e apresentam suas condiçòes físicas de 1996. Locke está curado porque ele não havia sofrido aquele 'acidente' antes de 2002 - o mesmo ocorre com Rose em relação ao câncer. Também, na linha temporal original do universo, o Oceanic 815 não cai. Dessa forma, se os losties saírem da ilha voltando para 2004, o destino consideraria que eles deveriam sobreviver até pelo menos 2007 (que era até onde o futuro havia sido escrito na linha temporal original de Ben).



1996 (no tempo da ilha): Todos os eventos das duas primeiras temporadas de Lost acontecem. A escotilha é descoberta e Locke termina decidindo não apertar o botão e Desmond gira a chave de segurança. Ao girá-la, a máquina do tempo é destruída, e agora o tempo da ilha está oficialmente 'caminhando' novamente; contudo, o objetivo da chave de segurança era permanentemente fazer o tempo voltar para o início de 1996! Agora a ilha está se movendo cerca de 8-9 anos atrás do tempo no mundo exterior. Quando Desmond girou a chave, sua vida correu diante de si... Bem, na verdade ele teve que 'reviver'cerca de 9 anos de sua vida! Ele teve que reviver a experiência de ser resgatado da ilha, testemunhar a morte de Charlie, então começar sua vida de novo fora da ilha, encontrando Penny, e finalmente retornando para a ilha, criando assim, um loop completo para sua história de vida. Desmond não podia escapar de seu destino. A razão pela qual só Desmond teve que reviver sua vida deve-se ao fato dele ter sido o responsável por girar a chave OU o fao de que ele foi exposto à extremos níveis de radiação magnética na escotilha (ao que se faz referência na 4ª temporada). Eu arriscaria dizer que ele provavelmente estava "no coração da máquina do tempo" e por isso ele tinha uma clarividência maior sobre seu futuro alternativo, do que aqueles que estavam na praia. E é assim que ele tem os 'flashes' da vida de Charlie. Quem sabe quantas vezes Desmond teve que reviver sua vida. E, a cada vez que Desmond reviveu sua vida, ele viu o que levaria nossos heróis a sair da ilha - e que isso aconteceria com Charlie enviando a mensagem.



2004 (no tempo fora da ilha, depois do acidente): Widmore arma o cenário de um falso acidente com o vôo 815 porque ele recebe a informação de que o avião pode ter entrado na secreta ilha de pesquisas da DHARMA. O fato de que o avião não pode ser encontrado na localização da ilha leva Widmore a acreditar que a viagem no tempo realmente existe naquele local. Widmore é um homem rico, portanto ele quer usar a viagem no tempo em seu próprio benefício.

Do outro lado dessa luta pelo poder, há alguns poucos membros da DHARMA no mundo exterior, que também estão desesperadamente tentando voltar para a ilha para matarem Ben porque ele é o responsável pelo desaparecimento do time de pesquisas deles na ilha. Quando a DHARMA descobre que Widmore está enviando um navio para a ilha, eles armam uma pequena equipe para ir à ilha como espiões: Naomi, Faraday, Lapidus e etc.

Ben está no terceiro vértice desse triângulo de poder. Ele sabe que está destinado a sobreviver até pelo menos o ano de 2007 - ainda que em sua linha temporal original ele não tenha que lidar com essa luta. Contudo, já que ben acredita que existe um futuro pré-escrito para ele, ele não tem muito medo que Widmore ou a DHARMA consigam derrubá-lo. Então, com essa vantagem, Ben envia Tom para fora da ilha e recuta Michael para matar todos no cargueiro: Aqueles que trabalhavam para a DHARMA e os que trabalhavam para Widmore. Com isso, na perspectiva de Ben, ele estaria matando dois pássaros com uma pedra.

1996 (no tempo da ilha): Depois que Desmond finalmente consegue levar Charlie ao seu destino e os losties retiram o bloqueio de sinal, Jack consegue se comunicar com o cargueiro usando o aparelho de Naomi. O aparelho dela foi feito pela DHARMA e permite que Naomi se comunique no passado (na ilha) com a DHARMA no futuro em 2004 (e no cargueiro). Note que mesmo Sayid aponta quão futrísitico o aparelho era - e ele era assim porque era justamente usado para estabelecer a comunicação entre dois períodos de tempo!

Daniel faz com que Regina (que estava no cargueiro) lance uma carga (aquele foguete) para que ele pudesse 'testar' a coordenada especial que permite a passagem da ilha. Se a carga tivesse sido lançada de muito longe da coordenada, ela poderia ter chegado 8 ano mais tarde no tempo! O fato de que a carga chegou cerca de 31 minutos depois sugeriu a Daniel que eles quase encontraram a coordenada exata. Para aqueles da equipe de Naomi e que estão trabalhando para a DHARMA, o que interessa é pegar Ben. Eles querem saber por que a DHARMA foi extirpada na ilha.



1996 (na linha temporada de Desmond): Ao saírem da ilha, Sayid e Desmond passam através da barreira temporal entre o tempo da ilha e o do mundo exterior. Em outras palavras, Desmond está instantaneamente passando do tempo da ilha de 1996 para o futuro de 2004. Só Desmond foi impactado por essa "transição temporal", porque ele foi originalmente exposto aos altos níveis de magnetismo (radiação) na Cisne ao longo dos últimos 3-4 anos. Enquanto Desmond faz a transição, sua mente se mistura com sua versão de 1996 de si próprio. Daniel entende exatamente o que está acontecendo a Desmond - então ele usa seu aparelho de comunicação para falar com a versão 2004 de Desmond para criar uma contante para si próprio para que pudesse sair da ilha. É por isso que Daniel checa sua anotações; ele é capaz de ver a anotação que diz, "Desmond é minha constante." Daniel não estava mudando o passado pedindo ao Desmond que o contatasse, ele estava apenas tentando descobrir como ele poderia sair da ilha e voltar para o presente de 2004.

Infelizmente para Daniel, Naomi e sua equipe, eles fora selecionados pela DHARMA como iscas. Nós vimos em seus flash forwards que eles eles possivelmente sabiam demais sobre a DHARMA e por isso seriam dispensáveis.

Em relação aos outros membros do cargueiro que estavam experimentando os sintomas de Desmond, Minkowski, aquele que tentou chegar à ilha mas não passou através da coordenada especial acabou tendo sua mente enviada de 2004 para 1996, e sem uma constante para manter sua mente conectada entre as duas linhas temporais, acabou morrendo. Portanto o único caminho para chegar à ilha é através da coordenada especial que permite a passagem entre as duas linhas temporais.

1996 (no tempo da ilha): Depois que a disputa pelo poder na ilha esfria, 6 'sobreviventes' emergem e deixam a ilha: Jack, Kate, Hurley, Sun, Aaron e Sayid. Ainda não está claro como os 6 deixaram a ilha, mas sabemos que o restante dos sobreviventes continuam na ilha no ano de 1996; contudo, a DHARMA e não Ben, jamais dizem a eles que eles estavam vivendo na ilha no ano de 1996.



2005: Junto dos "6", Ben também saiu da ilha. Lembre que ele viajou do futuro (por volta de 2007) de volta para 1996 também. Agora que Ben está fora da ilha, ele usa Sayid para ajudar a correção de curso a assegurar que o futuro de 2007 ocorra de acordo com o planejado. Não temos certeza porque Sayid está matando as pessoas que Ben escolhe; no entanto, é preovável que essas pessoas precisem morrer para preservar a nova linha temporal - talvez eles sejam membros da DHARMA, e Ben queira eliminá-los. Fica claro no entanto que o interesse de Ben é sobrepujar a DHARMA e ganhar novamente o controle sobre a máquina do tempo deles. Quando ele puder obter isso, ele pode voltar no tempo para 1996, de volta para a ilha e recomeçar o laço temporal.

2007: Jack vive a cerca de 3-4 anos fora da ilha na nova linha temporal. Ele sabe que há pessoas vivendo na ilha em 1996 (agora provavelmente 1999). Jack também deve saber que na linha temporal original, seu avião não deveria cair e ele deveria sobreviver. Por isso ele tentou pular de uma ponte (semelhante ao Michael que tentou se matar com uma arma), para testar o destino e ver se ele CONSEGUE se matar. Jack então lê no jornal que Ben morreu - o que pode criar a oportunidade perfeita para voltar à ilha assumindo que Ben estava impedindo-os de retornar. Uma coisa a se notar é que Jack e os outros sobreviventes podem nem mesmo saber que eles viveram no passado na ilha. Contudo, o fato de que eles ainda estão vivos testa o destino, já que eles deveriam ter morrido no acidente, anos atrás. Eu especulo que a série terminará com uma cena final que determinará se os sobreviventes tem ou não "livre arbítrio" para ultrapassar alguns tipos de obstáculos que o destino consideraria impossível. Que obstáculo é esse? Só o tempo dirá.

(Clique na imagem para ampliá-la)



Conclusões:

Indo adiante, só posso prever algumas coisas que irão acontecer: Ao longo da 4ª temporada, acho que o pessoal de Naomi que é da DHARMA vai se infiltrar na ilha e vai acontecer um jogo de gato e rato entre os Outros, nossos heróis e a DHARMA. Acho que Jack e Ben vão lentamente começar a ver olho por olho, e Jack vai começar a perceber o ponto de vita pessimista de Ben sobre o destino. Contudo, eu não acredito que o conceito da "máquina do tempo" surja antes do fim da temporada.

No final da série, acho que algumas pessoas vão permanecer na ilha e algumas vão sair; contudo, as perguntas vão continuar: nossos heróis serão capazes de 'derrotar o destino' de alguma forma? De qualquer forma, o erro de deixar de pressionar o botão e tirar a controle da DHARMA sobre a ilha gerou um grande fardo para Ben e os Outros, já que agora eles tem que controlar a DHARMA e a ilha. Nossa única esperança é que eles possam dominar mais alguns dos poderes da ilha para finalmente permitir que o livre arbítrio modifique o futuro e derrube a DHARMA de uma vez por todas.

Teoria e imagens originalmente publicadas no site http://www.timelooptheory.com/index.htm

Tradução e adaptação feita pelo blog Dude, we are Lost!